כה וַאֲנִי יָדַעְתִּי, גֹּאֲלִי חָי; וְאַחֲרוֹן, עַל-עָפָר יָקוּם.
Jó 19.25
INTRODUÇÃO
Livro mais antigo e de insondável riqueza. Mostra a experiência do sofrimento humano. Quando Jó fez essa declaração estava se referindo a algo mais do que a simples percepção de um fato. Ele estava testemunhando de um relacionamento pessoal, íntimo com Deus.
I. CONHECENDO A JÓ
1. O início de tudo
a) Satanás “o acusador” – rodeava a terra; cenário – audiência celestial;
b) Deus se orgulha dos servos fiéis – e acredita na fidelidade de seu servo;
c) Satanás questiona que sua fidelidade era interesseira – prosperidade, felicidade;
d) A prova advém, visando tornar a acusação de Satanás falsa – permissão para afligir Jó;
e) Em um dia perdeu tudo – toda a riqueza, filhos; “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” (1.21)
2. O acusador
a) Jó adora ao Senhor ante a perda – Deus reafirma da fidelidade de Jó a Satanás;
b) O acusador não satisfeito – afirma que ele é fiel por não ter sido tocado na carne;
c) Deus autoriza a dor no corpo, com a condição dele não morrer;
d) No dia seguinte feridas inflamadas, úlceras, coceiras tomam conta do corpo de Jó (2.7-12);
e) Desfigurado, sem apetite, medo, depressão, dor, delírio, insônia,…. (3.23,25;7.5;9.18;16.16; 19.17,20;30.27,30).
3. Outros acusadores
a) Se coçando com um caco, nas cinzas, no lixão da cidade – a mulher manda-o amaldiçoar a Deus e morrer;
b) Jó resiste “… temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal?” (2.10);
c) Aparecem três amigos que ao invés de consolar acusam:
– Elifaz (heb. Deus é ouro finíssimo); teologia “causa e efeito”;
– Bildade (heb. Bel me amou); teologia “a transgressão deve ser punida”;
– Zofar (heb. Aquele que parte cedo); teologia “o sofrimento ainda é pouco”.
d) Neste quadro Jó exclama: “Porque eu sei que o meu Redentor vive”.
II. PORQUE EU SEI….
1. Demonstra certeza – crer, acreditar
a) Jó desejava que essa declaração ficasse gravada “rocha” – Deus atendeu (repercute hoje);
b) Sem convicção não há transformação;
– Jó tinha esta convicção: Pois eu sei… (19.25);
– Paulo também: Por esta razão sofro também estas coisas, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia (2 Tm 1.12).
2. Demonstra segurança – confiança
a) Trata de um grito de esperança ante ao desprezo absoluto;
b) Há situações que só o Redentor pode nos consolar – Jesus é nosso amigo bem de perto “Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandonem, o SENHOR cuidará de mim” (Sl 27.10);
c) Cristo é o nosso substituto – tirou o fardo pecado (Mt 11.30); levou nossas dores… (Is 53.4).
III. QUE O MEU REDENTOR VIVE.
1. Quem é o Redentor?
a) A esperança de um redentor vem se fortalecendo na vida de Jó à medida que a história vai se desenrolando (9.33;16.18);
b) A posição do redentor (gô’el) era a do parente mais próximo – responsabilidade de restaurar a fortuna, liberdade e nome do parente, i.e., corrigir o mal realizado;
c) Na provação conhecemos a Deus – experiência pessoal “não só de ouvir falar…”
2. Jó estava conhecendo a Deus
a) Seu testemunho foi desacreditado ante as acusações – ansiava por um vingador celestial, divino, alguém que o defendesse;
b) Cria que apesar dos parentes terrestres o deserte o divino agiria em seu favor;
c) Esperança firme de que o redentor renovaria seu corpo e sua condição;
d) Embora não vendo acreditava que “ele vive e vingará de toda a injustiça”.
3. Conhecemos a Deus?
a) É nas horas mais difíceis que conhecemos nossos verdadeiros amigos e Deus se revela;
b) Temos necessidades e passamos por aflições (Jo 16.33) – porém nossa fé em Deus não pode desvanecer;
c) É na nossa impossibilidade que dependemos totalmente de Deus;
d) Temos um Advogado diante de Deus – Jesus Cristo o Intercessor/mediador (1Tm 2.5-6).
CONCLUSÃO
Não sei qual o contexto de sua vida. Quais as circunstâncias que lhe atinge. Será que você dizer como Jó “Porque eu sei que o meu redentor vive!”. Sem convicção não há transformação. “…sem fé é impossível agradar a Deus;” (Hb 11.6). O segredor é acreditar: “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.” (Is 61.7)